|
Post by P.Lima on Apr 21, 2006 8:44:04 GMT
Boas pessoal
Como sabem, daqui a semana e meia lá vamos nós para lisboa a ver se arranjamos um motor para o bicho. Já se falou no motor de cuma Honda CBR600, mas surgiu agora a ideia do Agostinho de utilizarmos o motor de uma Yamaha R6. que dizem, é que se pedimos aos 2 e depois ambos decidem ajudar? é chato, mas temos de decidir qual vai ser o motor preferêncial..eu não ligo muito a motas, por isso é preciso a opinião dos entendidos..
Fiquem bem ;D
|
|
|
Post by agostinho on Apr 22, 2006 0:56:08 GMT
|
|
|
Post by Renato on Apr 22, 2006 10:06:36 GMT
Nao tou muito por dentro das duas rodas mas penso que todos os fios e ligaçoes electricas que existam na moto, têm de ser mantidas...
|
|
|
Post by sheeko on Apr 24, 2006 22:22:31 GMT
Bem jovens é o seguinte! Sem querer tirar merito aos demais presentes, aqui vai...
Sendo carro ou mota, o que realmente faz debitar os tantos cavalos do motor na estrada é a caixa de velocidades! Uma mota até pode ter mais 20 cavalos que outra mas em curtas distancias, a que tiver a caixa mais curta ganha.
Penso que é isto que nos interessa, dado o estilo de competição. Por isso temos de ter em conta a caixa de velocidades. Será que na competição nos interessa atingir 14000 rpm? se so atingirmos em pista 10000, qual a mais rapida?os graficos devem ser muito bem estudados e depois escolhe-se em prol da competição e daquilo que a pista nos possibilitar fazer!
Cumprimentos
P.S. - Se alguem disser que aquilo que eu disse ta mal, ou tá coiso.... tá completamente .......... certo!!! =)
|
|
|
Post by akulzer on May 11, 2006 21:04:45 GMT
Ora viva! Tenham em atenção que um restritor tem por fim limitar as rotações, já que o fluxo de ar por ciclo de trabalho será fortemente limitado quanto mais elevada a rotação. Mais vale a pena olhar para a curva de momento (maior momento/torque a baixas rotações) do que olhar só para a curva de potência que é o produto do momento com a rotação. Vejam isso bem - se tiverem as curvas mandem-mas por favor por mail - as minhas contas mostram que os dois motores parecem ter cerca de 63-64Nm à rotação nominal (potência máx.), por isso só olhando para as curvas do momento/torque, mas se calhar a escolha será pela CBR uma vez que tem já este torque a uma rotação mais baixa... Quanto à caixa: o que interessa é lógicamente que o motor debite a máx. potência (pois esta será limitada pelo restritor, logo, também a rotação), depois disso é necessário olhar para a curva de tracção do futuro carro (dependente do peso, atrito dos pneus e área aerodinâmica) e decidir se o mais importante é velocidade de ponta ou elasticidade - isto depende naturalmente das várias competições na FSAE e se querem um compromisso para ter resultados razoáveis em todas ou ter algumas em que estarão em vantagem e outras menos). Lamentavelmente, como a rotação será mais baixa, para compensar velocidade de ponta, a caixa terá de ser mais longa... mais um compromisso! Abraço e continuem com força, André Kulzer
PS: como é a minha primeira intervenção no forum, queria ainda dizer que estou a gostar de ver o vosso empenho! PS2: outra questão - não tenho acesso ainda ao site ftp da UA... será que me podiam mandar por mail os files que já foram posted? Obrigado.
|
|
|
Post by P.Lima on May 12, 2006 13:58:16 GMT
Boas!
De facto ainda não tinhamos pensado que vamos ter o restrictor... temos também de ver que o bloco da CBR é usado em motas de estrada com resposta mais "redonda" com gestão e colectores diferentes se calhar não era má ideia... temos de ver isso futuramente com calma se falarmos com o importador
Professor: Toda a gente tem acesso ao ftp da UA, o problema é que de vez em quando vai abaixo e tem de ser criado outra vez, já tratei disso. Falta lá apenas a carta para os patrocinadores que o Shell fez e o estudo de chassis feito pelo Hugo que não teno no meu computador
|
|
|
Post by jung13 on Jun 20, 2006 21:57:34 GMT
Pelo que já disseram um motor de uma CBR600 era uma óptima ideia!! Costuma andar um Smart no estoril equipado com o motor de uma CBR e aquilo bomba a serio
|
|
|
Post by coelho on Jul 7, 2006 21:37:39 GMT
Boas,
para ser sincero os motores nao sao a minha especialidade mas tenho lido sobre o assunto para tentar perceber mais qualquer coisa. Hoje estava a ler e sobre o motor da yamaha (4 tempos, inclinado para a frente, 4 cilindros em paralelo, 16 válvulas) do modelo YZF-R6 de 2006 e parece-me um excelente motor nao so pelos 4 cilindros em linha mas como a propria marca disponibiliza um link para a Yamaha racing parts. Andei por la a ver o que eles disponibilizam e tem muitas peças novas para o motor de modo a torna-lo ainda mais apto para corridas e elevadas prestaçoes. Por outro lado esta o preço destes ''acessorios'' que nao sao nada em conta.
Com os patrocinios certos e com uma ajudinha da yamaha visto que nao e uma marca muito vista na FS podia-se conseguir qualquer coisa.....
abraço
|
|
|
Post by coelho on Jul 7, 2006 21:38:24 GMT
|
|
|
Post by P.Lima on Jul 10, 2006 13:46:14 GMT
Boas, para ser sincero os motores nao sao a minha especialidade mas tenho lido sobre o assunto para tentar perceber mais qualquer coisa. Hoje estava a ler e sobre o motor da yamaha (4 tempos, inclinado para a frente, 4 cilindros em paralelo, 16 válvulas) do modelo YZF-R6 de 2006 e parece-me um excelente motor nao so pelos 4 cilindros em linha mas como a propria marca disponibiliza um link para a Yamaha racing parts. Andei por la a ver o que eles disponibilizam e tem muitas peças novas para o motor de modo a torna-lo ainda mais apto para corridas e elevadas prestaçoes. Por outro lado esta o preço destes ''acessorios'' que nao sao nada em conta. Com os patrocinios certos e com uma ajudinha da yamaha visto que nao e uma marca muito vista na FS podia-se conseguir qualquer coisa..... abraço já falamos com o importador, não apoia este tipo de iniciativas, azar. mas recomendou-nos que adquirissemos um motor usado numa sucata, encontram-se em bom estado a preços relativamente bons. um novo custa quase tanto como a mota.
|
|
|
Post by decker on Jul 16, 2006 20:22:58 GMT
nao é facil encontrar um motor dessa mota e em boas condiçoes numa socata...para 1 mota recente ir parar á socata foi porque teve um brutal acidente...o motor vem smp danificado...mas é 1 kestao de procurar...eu apontava em comprar um novo...s a contabilidade assim o primitir, sabes que esta recente, temos garantia e sabes que por dentro nada esta partido nem com microfissuras
|
|
|
Post by Alex on Jul 17, 2006 22:04:00 GMT
em aveiro deve haver muitos stands que ate gostariam de apoiar esta iniciativa... eu penso k é uma questao de "bater o coro"....
|
|
|
Post by meck on Jul 18, 2006 22:24:27 GMT
podemos experimentar ir a sucatas, ver s eles têm motores, em k condiçoes, o k s passou com a mota, etc... penso k n precisamos d um motor novo, o carro n vai fazer 100.000 km (axu eu... ) mas tb podemos ir a stands ver s eles nos apoiam... depende mt das nossas finanças!
|
|
|
Post by P.Lima on Oct 11, 2006 8:15:11 GMT
O agostinho arranjou isto: [ ftp.ua.pt/incoming/UART/Digitalizar0003.jpgA kawasaki e a triumph têm cilindrada a mais, entre a suzuki, yamaha e honda a suzuki parece que tem os melhores valores, mas segundo o que o perito em motas "agostinho" diz não há muita segurança em relação a este motor, aliás, são poucas as equipas na FSAE que utilizam este motor. Entre a Honda e a Yamaha, a yamaha tem valores máximos melhores, mas à custa de ser muito pontudo, pelo que no nosso carro, com o restritor, parece-me que essa vantagem desaparece... pelo que o melhor será o da CBR600. Eu o chico e o agostinho já estivemos a falar e, para já, a primeira escolha, será, então o motor da Honda, se não arranjarmos vai ter de ser o da Yamaha, resta apenas saber a opinião do prof.Kulzer. Cumprimentos
|
|
|
Post by akulzer on Oct 14, 2006 20:15:50 GMT
Ora viva, já dei uma olhadela aos dados dos motores que entram para a selecção: yamaha, suzuki e honda. Com o uso de um restritor (que será necessário fazer um estudo CFD com o fim de atingir uma perda de pressão mínima) as rotações serão limitadas (pois o caudal de ar será limitado) e o que interessa é o binário. Se olharem para as curvas de binário, rapidamente se exclui a yamaha que tem valores piores. Entre a honda e a suzuki, nota-se que a baixa rotação são praticamente equivalentes. Comparando o regime completo a suzuki tem algumas vantagens - entre as 7500 e as 10000. Dependendo da caixa (muito importante!) e do restritor, estas rotações poderão ser importantes. Ou seja, se pensam mesmo que a suzuki poderá dar problemas, escolham a honda cbr 600. Abraços e bom trabalho, André Kulzer
|
|