|
Post by Sylvester on Oct 14, 2006 15:34:30 GMT
Boas tarde pessoal!!!
Como ja tinham pedido, já andei a pesquisar sobre as trocas de mundanças e tenho algumas coisas k podemos ver, não é nada de muito especifico, mas axo k dá pra nos dar uma ideia do assunto.
Portem-se mal!!!
|
|
|
Post by agostinho on Oct 15, 2006 18:12:52 GMT
Ok, ta-se bem Silvestre. Já sabes que tamos a pensar em utilizar solenoides por isso bota pa frente............
|
|
|
Post by coelho on Oct 26, 2006 19:45:44 GMT
|
|
|
Post by agostinho on Oct 30, 2006 13:11:39 GMT
Muito bem Coelho o dispositivo pareceu-me altamente vou o estudar melhor e logo digo alguma coisa... Abraço
|
|
|
Post by P.Lima on Oct 30, 2006 17:47:46 GMT
está porreiro, é um actuador para a caixa de velocidades, programável por USB (tempos de corte de ignição), mais ou menos o que tinhamos pensado fazer.. amanha vou falar com o prof.jorge a ver se me dá umas dicas do que se arranja para termos tempos de resposta baixos e logo se vê, se conseguirmos fazer o mesmo mais barato...
|
|
|
Post by sheeko on Oct 31, 2006 20:38:00 GMT
Pessoal Temos de nos por finos!!!
Temos de estimar os pesos do motor, diferencial, admissão, radiador....
O chassi ta á nossa espera...
Cumprimentos
|
|
|
Post by shell on Oct 31, 2006 21:48:11 GMT
Antes do chassi, ainda está a suspensão à vossa espera, e tambem à espera do chassi. É que sem uma estimativa do peso dos componentes, nao se podem calcular algumas variaveis importantes para a dinamica do carro.
|
|
|
Post by sheeko on Nov 2, 2006 0:01:44 GMT
desculpa shell a suspenção ta á nossa á espera... cumprimentos
|
|
|
Post by P.Lima on Nov 2, 2006 16:42:15 GMT
Ora,já falei com o prof.Jorge Ferreira, existe o que nós queremos: registem-se e procurem por solenoides lineares i.e: tempos de resposta na ordem dos 50ms, baratos (20-30eur) e leves (150-350g) precisamos de saber é o curso da manivela da caixa de velocidades e a força que temos de exercer. Alguem tem uma ideia?
|
|
|
Post by Alex on Nov 4, 2006 11:49:41 GMT
nada como nos oferecerem uma mota e nós testarmos...
|
|
|
Post by P.Lima on Nov 6, 2006 17:55:42 GMT
alguém tem uma mola calibrada? (com K conhecido?). Precisamos de saber a froça necessária para dimensionarmos o solenoíde, com uma mola medíamos o deslocamento (o irmão do estarreja tem uma CBR ele fazia isso) e temos a força.
Abraços
|
|
|
Post by Alex on Nov 7, 2006 22:13:51 GMT
sem me querer meter no trabalho do pessoal da transmissão, eu penso que o melhor para o tipo de provas que vamos fazer é usar embraiagem e mudanças manuais, reparem: velocidade média 40 50 km/h isso quer o quê? uma 2ª 3ª será que para usar a caixa tão poucas vezes justificará esse "kit"? fiabilidade: será que com isso não corremos o risco de ter que ligar pa Marta e chamar o reboque?? não estou a reprovar o vosso trabalho só quero é deixar estas questões. Abraço, Alex
|
|
|
Post by nvalverde on Nov 7, 2006 22:56:07 GMT
sem me querer meter no trabalho do pessoal da transmissão, eu penso que o melhor para o tipo de provas que vamos fazer é usar embraiagem e mudanças manuais, reparem: velocidade média 40 50 km/h isso quer o quê? uma 2ª 3ª será que para usar a caixa tão poucas vezes justificará esse "kit"? fiabilidade: será que com isso não corremos o risco de ter que ligar pa Marta e chamar o reboque?? não estou a reprovar o vosso trabalho só quero é deixar estas questões. Abraço, Alex Olá! Eis um assunto que levanta discussão frequentemente. Antes demais, ao invés de se preocuparem com alterações na caixa de velocidades, pensem em dimensionar a relação de transmissão final: cremalheira (diferencial): pinhão de ataque (motor) No caso do FST02, temos pinhões de ataque de 11, 12, 13 e 14 dentes, para um cremalheira de 40. Existem cremalheiras até 56 ou mais. A ideia é, quanto mais curta a transmissão maior o binário à roda. E é um bom modo de compensar, por exemplo, ter uma jante de 13'' e um pneu maior. Mas é necessário ponderar a utilidade deste binário e a frequência de mudar de mudanças numa dada prova. Ou seja, binário a mais pode tornar incontrolável uma prova de aceleração e cada mudança necessária exige um lag onde perdemos aceleração e, obviamente, tempo. Mais uma vez, no FST02 usamos uma relação de transmissão que permite fazer os 75m da aceleração apenas em duas mudanças (esticamos a 2ª até ao redline...). Com uma relação de transmissão mais curta, ou teriamos a 2ª a cortar durante umas dezenas de metros (e não teríamos aceleração nessa altura) ou seria necessário meter 3ª, onde teríamos o lag de algumas décimas de segundo e só usaríamos novamente o motor, na realidade, nos últimos metros. Devo dizer que, com a relação 40:13 (dentes cremalheira:pinhão) temos uma velocidade máxima em 2ª de 101.6Km/h mais que suficiente para esta prova No entanto, na prova de sprint/endurance, podemos encurtar a relação de transmissão, por exemplo, 40:11 para mantermos o motor sempre no regime de maior potência/binário em todo o circuito. Aqui, andaríamos usualmente em 2ª ou 3ª mas, em UK, existe um hairpin que pode exigir 1ª. À saída das zonas de ultrapassagem (onde temos mesmo de parar/abrandar o carro) lá voltamos à 1ª. Em suma, estamos constantemente de mudar de mudança!!!Daqui a discussão. A utilização de uma manete de mudanças manual (sequencial) exige muito do piloto. Exige, acima de tudo, que ele tire uma das mãos do volante para fazer a mudança. E não é nada fácil fazer isto, dentro de um thingypit tão apertado e quando, em caso de curva, é necessário uma grande força no volante. Além disso, é uma solução que adiciona metal, cabos em aço, parafusos, etc.. (em suma, massa) ao carro. No upgrade que vamos fazer ao FST02, esta é uma das alterações primordiais: botões de mudanças no volante, que actuam o selector com actuação por botija de gás ou solenóides. A Dynojet tem uma coisa destas por 500€ mas andamos em busca de outros modelos. Nuno Valverde ProjectoFST - IST
|
|
|
Post by nvalverde on Nov 7, 2006 22:58:35 GMT
thingypit? escrevi mesmo c_o_c_k_pit. Desliguem lá o "censurador do fórum" ;D
|
|
|
Post by coelho on Nov 15, 2006 19:04:24 GMT
|
|