|
Post by shell on Nov 7, 2006 0:24:39 GMT
Para alem do CarSim, e do CATIA, outro dos programas que vamos ter que usar é o Susprog3d. Eu já o começei a utilizar, e devo dizer que é bastante simples, e que se aprende relativamente rapido, e que o melhor ainda sao as possibilidades de iteractividade, ou seja, podemos por exemplo definir onde queremos os pontos de apoio dos braços da suspensao no cubo da roda, os angulos principais (camber, caster, e toe in ou toe out) e ele dá logo quase todas as variaveis que sao precisas para o desenho em CAD. A versao que eu estou a utilizar é a versao demo, que se pode fazer o download em www.susprog.com. Aconselho a que façam o download e utilizem-no porque brevemente vamos ter mesmo que o utilizar. A versão final custa cerca de $225, o que até nem é muito, temos é que o arranjar, sendo que ainda vou tentar mandar um mail para saber se não fazem um desconto ou mesmo patrocinio para equipas de Formula Student.
|
|
|
Post by decker on Nov 7, 2006 20:07:54 GMT
ok...vou faxer download e ver cm s funciona nele amanha falamos na reuniao
|
|
|
Post by joaoandrade on Nov 7, 2006 20:21:11 GMT
Eh pá, eu vou fazer a olhómetro Shell! Não gosto dessas cenas pá!!! (BRINCADEIRA)
|
|
|
Post by joaoandrade on Nov 7, 2006 20:49:15 GMT
Estive aqui a ver, os gajos de Manchester usaram isso... Realmente deve ser melhor que fazer a olhómetro...
|
|
|
Post by shell on Nov 7, 2006 21:18:47 GMT
Pois, utilizam os de Manchester, e quase toda a gente, desde o Tecnico, até aos de TUGraz, aos que ganharam a FSAE-Australia. É um programa bastante simples, embora que na versao demo nao de para fazer muitas das coisas que se podem fazer com o programa. Por exemplo ainda nao consegui por os apoios dos braços no cubo no mesmo eixo, fica sempre um mais longe do eixo da direcçao, mas deve ser ainda falta de pratica. Tá no ftp (ftp.ua.pt/incoming/UART) um tutorial com o basico do programa, para tentarem começar, incluindo a parte de direcçao, só os travoes é que ainda nao vi se tambem podem ser feitos lá.
|
|
|
Post by nvalverde on Nov 7, 2006 23:02:25 GMT
Pois, utilizam os de Manchester, e quase toda a gente, desde o Tecnico, até aos de TUGraz, aos que ganharam a FSAE-Australia. É um programa bastante simples, embora que na versao demo nao de para fazer muitas das coisas que se podem fazer com o programa. Por exemplo ainda nao consegui por os apoios dos braços no cubo no mesmo eixo, fica sempre um mais longe do eixo da direcçao, mas deve ser ainda falta de pratica. Tá no ftp (ftp.ua.pt/incoming/UART) um tutorial com o basico do programa, para tentarem começar, incluindo a parte de direcçao, só os travoes é que ainda nao vi se tambem podem ser feitos lá. Mas quem é que usa as versões demo do Susprog3D??? 225€ Benvindos ao século da transmissão gratuita de informação (e mais não digo). Outro software muito mais poderoso (mas exigente) é o ADAMS.
|
|
|
Post by shell on Nov 8, 2006 21:44:57 GMT
Essa parte da transmissao gratuita da informaçao parece-me realmente bem ;D Em relaçao ao Adams já por aqui anda no meu computador, arranjei uma promoçao fantastica numa loja chamada emule, falta apenas um pequeno pormenor, a licença que ainda nao foi adquirida.
|
|
|
Post by coelho on Nov 17, 2006 1:24:15 GMT
|
|
|
Post by shell on Nov 17, 2006 18:24:41 GMT
O terceiro livro que ai puseste ja arranjei, e ja o tenho imprimido, esse em conjunto com o Race Car Dynamics, são as "biblias" da suspensão. O primeiro ja esta encomendado pelo emule.
|
|
|
Post by joaoandrade on Nov 17, 2006 18:43:07 GMT
Venham eles! Mas oh Shell, eh pá, a sério, arranja-me um livro pequeno pah, que eu não gosto muito de lêr... Eh pah, a sério!
|
|
|
Post by shell on Nov 17, 2006 22:35:30 GMT
Eles são pequenos! O Staniforth tem mais de 400 paginas, e o Race Car Dynamics do Milliken tem à volta de 800 paginas recheadas de equações!!
|
|
|
Post by joaoandrade on Nov 18, 2006 13:25:45 GMT
Ah bom... Então não há stress, são mesmo pequenos afinal...
|
|
tuka
New Member
|
Post by tuka on Dec 12, 2006 6:16:30 GMT
People... já conseguiram modelar a suspensão traseira....
|
|